O que é o Folclore?

O Blog do nosso Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, decidiu tornar-se também um espaço didático e tentar esclarecer conceitos e revelar pormenores de interesse que abordem aquilo que realmente representámos.
Em pleno século XXI, e com o Mundo cada vez mais convencido das suas capacidades humanas e racionais vocacionadas para o futuro, deparámos ainda com falhas que nos entristecem. A palavra "folclore" é ainda muitas vezes usada de forma irracional e inadequada, por altos cargos da sociedade, nomeadamente políticos.
Na esperança da nossa mensagem chegar a algum deles, publicámos aqui a verdadeira definição da palavra "folclore", retirada da Enciclopédia Livre na Internet, "Wikipédia":

Folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

Comentários

Mensagens populares