Viagem a Dijon, França

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande realizou uma deslocação a Dijon, França, no passado fim de semana.
A partida do Centro Social de Vila Nova de Sande foi na passada quinta-feira à noite, dia 12 de Maio, de autocarro, por volta das 23:30 horas. Devido a alguns problemas de trânsito a chegada a Dijon só aconteceu quase vinte e quatro horas depois. À nossa espera, encontrava-se a comunidade de emigrantes portugueses de Dijon, que nos aguardavam na Casa de Portugal da ULFE (Union Luso Française Européen). Depois de nos servirem uma refeição bem agradável fomos encaminhados para as respetivas casas de portugueses que nos acolheram.
No sábado, dia 14 de Maio, da parte da manhã houve uma Sessão Solene de Honra, onde se destacaram os laços de união que tem vindo a ser construídos entre estas duas cidades, Dijon (França) e Guimarães (Portugal), bem como o possível processo de geminação entre as duas cidades. Nesta cerimónia, estiveram presentes várias entidades locais e também o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Dr.José Manuel Nogueira Teixeira Bastos, que nos acompanhou durante todo o fim de semana. Após o almoço fomos convidados a conhecer o lindíssimo centro histórico da cidade de Dijon, onde ficamos deslumbrados com a beleza de toda a arquitetura característica. Houve tempo para comprar alguns "souvenirs" e a famosa mostarda de Dijon. Ainda durante a tarde realizamos uma visita à sede da Aliança Francesa de Dijon e ao Centro Comercial da cidade. À noite, teve lugar um jantar convívio e baile com animação tipicamente portuguesa.
No domingo, dia 15 de Maio, após o almoço. pelas 14:30, realizou-se o Festival de Folclore na Casa de Portugal de Dijon (ULFE), com a participação do grupo folclórico da casa, composto pela comunidade portuguesa, e o nosso Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, Guimarães, Portugal. Ao final da tarde iniciamos a nossa viagem de regresso a casa.
O grupo chegou ao Centro Social de Vila Nova de Sande na segunda feira, dia 16 de Maio, pelas 14:30 horas.
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande faz um balanço muito positivo desta deslocação à cidade francesa de Dijon. A viagem correu dentro da normalidade e a estadia em Dijon foi extremamente agradável, graças à comunidade portuguesa local.
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande agradece-se à Câmara Municipal de Guimarães por todo o apoio prestado e pela colaboração em tornar esta deslocação possível; agradece também à Casa de Portugal de Dijon (ULFE), na pessoa do Sr.António Costa, pela forma fantástica com que nos acolheram; um agradecimento à comunidade portuguesa de Dijon, em especial a todos os que carinhosamente alojaram os elementos do nosso grupo folclórico; e um especial agradecimento também a cada um dos elementos do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande que fizeram o esforço de aceitar este desafio.
Desta forma o Grupo Folclórico carimbou no seu historial mais uma demonstração do seu trabalho além fronteiras. O folclore nacional  e vimaranense foi bem representado na cidade francesa de Dijon, que jamais esquecerá esta presença.