Grande Abertura Capital Europeia da Cultura 2012




























Dia 21 deste mês realiza-se a tão esperada abertura oficial da Capital Europeia da Cultura 2012 (CEC2012) em Guimarães, com diversos acontecimentos agendados para esse dia na cidade berço.

A cerimónia oficial de abertura, que já se encontra totalmente esgotada, realiza-se das 18:00 às 20:00, com transmissão em directo pela RTP1, no Pavilhão Multiusos, com a presença de Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, um representante do Governo Português, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães e o Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra.

Para além do programa protocolar de abertura, ocorrerá um espectáculo, intitulado "Os Nossos Afectos", com intervenções de Rão Kyao, Cristina Branco, Chico César (Brasil), do grupo vocal Outra Voz da Fundação Orquestra Estúdio, do Grupo de Caixas e Bombos Nicolinos, entre muitos outros artistas.

A seguir, às 22:00, no Largo do Toural, apresenta-se o espectáculo "Berço de uma Nação", com direcção artística e concepção do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua e os La Fura dels Baus em que, para espanto de todos os que puderem assistir, aparecerá um cavalo representando Portugal unindo-se a uma representação da Europa, com projecções multimédia, entre outras surpresas. Este espectáculo é o primeiro de cinco que marcam as diversas etapas da CEC2012, todos a não perder!

A partir das 00:00, inicia-se o programa "A Primeira Noite", onde por toda a cidade ocorrerão diversos eventos com Dj's, exposições e música ao vivo, com alguns locais abertos excepcionalmente até às 04:00.

É de especial interesse saber que haverá transito condicionado por toda a cidade, e desvios nas entradas principais, entre as 15:00 e as 06:00 do dia seguinte.

Todos os parques de estacionamento públicos estarão abertos e em funcionamento 24 horas. Os Transportes Urbanos de Guimarães, sofrerão alterações no Toural, entre as 15:00 e as 03:00, nesse dia e assegurarão um transporte especial, com horário entre as 23:30 e as 0:30 em alguns trajectos. Haverá um reforço, por parte da CP, de uma linha, no sentido Guimarães-Porto, depois do espectáculo do Toural às 23:52.

Para além disso, contará com uma equipa de cerca de 160 voluntários sob a coordenação da Fundação Cidade de Guimarães, dispersos pelos diversos espaços.

Na conferência de imprensa, todos os envolvidos na CEC2012 elogiaram bastante o envolvimento da cidade e de todos os voluntários, a fim de que os eventos deste ano sejam um grande sucesso, e que haja o mínimo de obstáculos a ultrapassar. Toda a cidade se encontra na expectativa e nas preparações desta abertura que se espera que seja um grande êxito.

in
Início

Comentários

Mensagens populares