Mensagem de Ano Novo do Presidente da Federação do Folclore Português


Mensagem de Ano Novo do Presidente da Federação do Folclore Português 

Com qual atitude devemos olhar e pensar sobre tudo que nos tem sido transmitido para 2013?Induz-me desejar a todos com grande estima e confiança, a esperança de não desistir da procura constante de estímulos que leve cada um de nós a melhorar os nossos procedimentos como promotores culturais, logo… cultivadores da justiça e da paz.É verdade que, em 2012 cresceu o sentido da frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujo as raízes são culturais e antropológicas que impede de discernir com clareza o rumo a tomar, sente-se no movimento do Folclore Português a necessidade de prestar atenção às diversas gerações, é preciso saber escutá-las e valorizá-las, mais que falar demasiadamente nos atropelos que certamente inconscientemente muitos grupos cometem, precisamos de abrir janelas de esperança e deixarmos o nosso olhar comtemplar o tanto de bom que os grupos promovem.
Que os dirigentes velem com grande sentido de responsabilidade a sua procura de sucesso no educar de todos os seus componentes, para comportamentos credíveis e baseando o seu trabalho no compromisso da divulgação da verdade dos factos das expressões culturais vivenciadas nas suas comunidades.
Precioso, mas delicado… sobretudo quando reduzimos e cada um quer permanecer fechado no conhecimento do seu próprio “eu” são estes horizontes fechados que impedem as belas candeias de azeite alumiem mais longe e com maior eficácia.
Os homens, mulheres, rapazes e raparigas que fazem parte dos grupos de folclore, são gente com alma, gente que o sangue da tradição lhes corre nas veias, gente que ama o seu grupo e a sua terra, porém não se podem deixar cegar por estas paixões, o Folclore não é uma competição é simplesmente uma representação das gerações que nos procederam, por isso apetece-me perguntar?
Oh vós todos, Homens, Mulheres, Rapazes e Raparigas, que tendes feito em prol da paz dentro do vosso grupo e do nosso movimento?!
Que 2013 nos permita sonhar, e acreditar de coração, que vamos realizar os nossos sonhos pessoais e os sonhos das nossas instituições.
Que tenhamos tempo para sentir a beleza da vida, que possamos abraçar e repartir calor e carinho, que nos deixem sorrir, e contagiar aqueles com quem convivemos, que tenhamos tempo para transmitir um elogio ou apenas um simples obrigado de reconhecimento.
Que nos deixem cantar e dançar tornando-nos verdadeiros timoneiros da alegria.
É proibido desistir de sonhar em 2013.

Fernando Ferreira

Comentários

  1. Parabéns sr Presidente pela bonita e nobre mensagem estas palavras"(a necessidade de prestar atenção às diversas gerações, é preciso saber escutá-las e valorizá-las, mais que falar demasiadamente nos atropelos que certamente inconscientemente muitos grupos cometem, precisamos de abrir janelas de esperança e deixarmos o nosso olhar comtemplar o tanto de bom que os grupos promovem)"são palavras de grande humildade e coragem, bem haja presidente um abraço e um ano cheio de sucessos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares