Participação nas Festas da Cidade e Gualterianas - Guimarães 2014

No próximo sábado, dia 02 de Agosto, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, irá participar em duas iniciativas inseridas nas Festas da Cidade e Gualterianas - Guimarães 2014.
Pelas 17 horas haverá uma "Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas", onde estarão presentes tocadores de concertina do nosso Grupo Folclórico, e à noite, pelas 21:30, o grupo efetuará uma atuação, num Festival Internacional de Folclore, a realizar no emblemático Largo do Toural.


Quatro espetáculos no Toural e dois concertos no exterior da Plataforma das Artes (Expensive Soul e Amor Electro) são alguns dos pontos altos dos quatro dias de Festas Gualterianas.
A realização de quatro iniciativas de âmbito musical no Largo do Toural, duas no sábado e duas no domingo, constitui uma das novidades na edição deste ano das Festas Gualterianas. A emblemática praça de Guimarães receberá uma atuação de Tocadores de Concertinas no dia 02 de agosto (17 horas) e, à noite, será palco do Festival Internacional de Folclore, que no ano passado decorreu no Largo da Mumadona. No dia seguinte, o Toural será o cenário para a realização de dois eventos com bandas de música (17h00 e 21h30).
O Desfile e Concentração dos Grupos de Bombos vão abrir as Festas Gualterianas 2014 no dia 01 de agosto (sexta-feira), pelas 18 horas, num percurso pelas ruas da cidade. Meia hora depois, é inaugurada a exposição “O Trabalho”, organizada pela Muralha – Associação para Defesa do Património de Guimarães, um olhar sobre os ofícios e os artífices vimaranenses, revisitando as indústrias que marcaram a cidade até aos dias de hoje.
A exposição ficará patente no GuimarãeShopping até ao dia 25 de setembro. À noite, os Cantares ao Desafio alegram o Coreto do Jardim da Alameda. Às 22 horas, os Bizu Coolective põem a cidade a dançar ao estilo de uma orquestra/big band que contagia todos à sua passagem.
O primeiro dia de Gualterianas fecha com chave de ouro com um concerto dos Expensive Soul, com hora marcada para as 22 horas, na praça da Plataforma das Artes. Com um registo musical que mistura soul, reggae, r&b e hip hop, a banda de Leça da Palmeira conta já com um longo percurso musical e uma carreira recheada de êxitos.
No dia 02 de agosto, sábado, as Festas voltam com toda a força, bem cedo, pela manhã. Às 10 horas, o Campo de S. Mamede recebe a famosa Feira de Gado e Concurso Pecuário. Pelas 17 horas, o Largo do Toural enche-se de vida com a Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas. No início de noite, há Festival Internacional de Folclore no Largo do Toural.
A animação segue para a Plataforma das Artes onde atuam os Amor Electro às 22 horas. A banda tornou-se conhecida do público quando, em 2011, lançaram o disco “Cai o Carmo e a Trindade”, que foi um enorme sucesso. Os Amor Electro renderam o público e a crítica com o seu estilo musical vincado, juntando influências da música popular portuguesa com pop eletrónica a que acresce a voz da irreverente vocalista. A banda apresenta o novo trabalho “Revolução”, que não perde o elemento essencial do seu ADN, a portugalidade. A noite termina com uma sessão de fogo de artifício na Alameda Alfredo Pimenta.
No domingo, dia 03, as Gualterianas continuam a tomar conta de Guimarães. Pelas 11 horas, há o tradicional Desfile de Charretes Antigas que irá percorrer as ruas da cidade. À tarde, a partir das 17 horas, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco e percorre as ruas vimaranenses. Na noite de domingo, a praça da Plataforma das Artes volta a dar música, desta vez com os GuimaFloyd, banda da cidade que tenta recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd.
Para além da programação anteriormente referida, o fim de semana das Festas Gualterianas tem muito mais iniciativas a oferecer como concertos dos grupos musicais “Os Cinco em Palco” e “Al Meida”, no Coreto do Jardim da Alameda, e a Banda de Golães no Largo do Toural. O domingo de manhã será preenchido com as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter na Igreja de S. Francisco e à noite não pode também perder o Despique de Bandas no Largo do Toural.
No último dia de festividades, dia 04, segunda-feira, o Centro Equestre do Loureiro Velho, em Fermentões, acolhe ainda a Corrida de Cavalos. À noite, a tão esperada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,5 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).

Programa Completo

SEXTA-FEIRA, 01 AGOSTO

18h00
Ruas da Cidade

Desfile e Concentração de Grupos de Bombos
Bombos Mestre Zé, Bombos Os Completos, Bombos Teixeira e Lopes, Bombos Nossa Senhora da Hora, Bombos Família Lopes, Bombos Estrelas do Norte, Bombos Amigos da Borga
Itinerário

 Largo da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural (norte)
Rua de Santo António
Rua Gil Vicente
Rua Paio Galvão
Largo do Toural (sul) (Paragem)
Porta da Vila
Rua da Rainha
Largo República do Brasil
Igreja dos Santos Passos (Final)


18h30
GuimarãeShopping
Inauguração da Exposição "O Trabalho"
Até 25 de setembro Org. Muralha Associação para Defesa do Património de Guimarães
A exposição "O Trabalho" revisita a Coleção Fotográfica da Muralha, compostas por 5646 clichês fotográficos em vidro. As fotografias desta exposição, uma pequeníssima parte do espólio da Muralha, vão desde o final do século XIX até às primeiras décadas do século XX, numa altura em que a técnica fotográfica tinha por base o vidro que alojava um preparado gelatinoso de brometo de prata que era foto sensibilizado através da fotografia. Estavam ainda longe as películas de acetato e ainda mais distante fotografia digital que hoje é tão comum.
Esta distância técnica encerra também uma distância de tempo e de costumes, que se procura, nesta exposição, resgatar pela luz que iluminou as pessoas dessa época. A perspetiva conceptual da exposição é um olhar sobre o trabalho e os trabalhadores. É um olhar sobre os ofícios e os artífices que construindo a sua vida pessoal davam a forma à sua comunidade moldando-a pelo trabalho. Uma visão de época que não esconde, pelo extraordinário silêncio das imagens, uma certa angustia pela redução do trabalho, hoje, a um custo de produção e não a uma afirmação coletiva da capacidade das comunidades.
Esta exposição revisita Guimarães, as indústrias que a marcaram até aos dias de hoje (curtumes, cutelarias, têxtil), mas também o trabalho do campo, o artesanato, os serviços, a escola, a ferrovia, entre outros ofícios. As fotografias desta
exposição advêm da coleção do fotógrafo Domingos Alves Machado (1882-1957), das casas fotográficas Foto Moderna e da sua antecessora Foto Elétrica Moderna, e chegam, por compra, às mãos da Muralha, Associação de Guimarães para a Defesa do Património, na década de 80 do século XX, através de Amílcar Lopes, genro de Domingos Alves Machado, e seu continuador a partir de 1940. Com o projeto Reimaginar Guimarães, integrado na Capital Europeia da Cultura de 2012, em Guimarães, foi possível digitalizar todos os clichês da Coleção Fotográfica da Muralha que se encontram hoje à guarda do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. No âmbito do Reimaginar Guimarães foi feito ainda um trabalho de conservação, organização e datação que conferem à Coleção Fotográfica da Muralha um estatuto particular no panorama fotografia em Portugal como testemunho histórico, artístico e da vida social do final do século XIX e inícios do século XX.
Esta exposição enquadra-se nas Festas da Cidade, com o fundamental apoio da Oficina. As exposições da Muralha, integradas nas Festas Gualterianas realizam-se desde 1984. Este ano, como aconteceu o ano passado com a exposição O DIA V, a exposição resulta de uma parceria entre a Muralha e o Cineclube. O Cineclube de Guimarães destaca-se há mais de 50 anos na divulgação da arte cinematográfica e não tem deixado de contribuir ao longo da sua história, nomeadamente com os Cadernos de Imagem da sua secção de fotografia, para registar a luz mais recente da história da cidade e das suas gentes.


21h30
Coreto do Jardim da Alameda

Cantares ao Desafio

22h00
Largo da Oliveira e Ruas da Cidade

Bizu Coolective
Bizu Coolective é uma "Electric Brass Band" que vai agitar a tua alma, enquanto as ancas não tem descanso - essa é a missão deste Co(o)lectivo, que se apresenta ao vivo em forma de orquestra/big band. Nascida em 2009, começou a gatinhar com uma formação diferente e depressa começou a dar os primeiros passos como
"walking band" onde a Rua lhe deu experiência e a sua própria identidade para criar um espetáculo diferente e energético. Agora (e desde 2012) como banda de palco, foca o seu trabalho na essência das Brass Bands tradicionais, neste caso suportada por uma secção rítmica (bateria e baixo), teclas e um DJ, onde dão uma nova roupagem a temas bem (re)conhecidos do mainstream mundial, sem se inclinarem para o cliché - "banda de covers em modo brass". Estilos como Ska, Funk, Hip Hop, Jazz, Disco-Sound, Balkans ou Afrobeat são mesclados numa partitura, onde a arte de revisitar e o espírito cool falam mais alto! O acústico funde-se com o elétrico, os clássicos cheiram a novo, o cheesy soa a arrojado e as raízes são regadas com novos arranjos e interpretações frescas e vigorosas.

Itinerário

Igreja dos Santos Passos
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural
Porta da Vila
Rua da Rainha
Largo da Oliveira
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Coreto do Jardim da Alameda


22h00
Praça da Plataforma das Artes

Expensive Soul
Os Expensive Soul vêm a Guimarães para um concerto na Plataforma das Artes que promete animar as Festas da Cidade. Com um registo musical que mistura soul, reggae, r&b e hip hop, a banda de Leça da Palmeira conta já com um longo percurso musical e uma carreira recheada de êxitos. Os Expensive Soul são bem conhecidos dos vimaranenses depois de terem integrado um projeto único no âmbito de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura com o Maestro Rui Massena, que lhes valeu excelentes críticas e que rendeu a audiência.

SÁBADO, 02 AGOSTO

09h30
Ruas da Cidade

Animação de Rua com Grupos de Bombos
Grupo de Bombos Amigos da Borga; Bombos Nossa Senhora da Hora
Itinerário

Largo da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural (norte)
Rua de Santo António
Rua Gil Vicente
Rua Paio Galvão
Largo do Toural (Sul) (Paragem)
Alameda de S. Dâmaso (sul)
Largo República do Brasil
Largo da Mumadona

10h00
Campo de S. Mamede

Feira de Gado e Concurso Pecuário
Org. Cooperativa Agrícola Concelhia de Guimarães, CRL
11h00
Largo da Oliveira

Oficinas em Marcha
Atividades para famílias
Inspirados na Marcha Gualteriana, vamos preparar a nossa participação neste magnífico cortejo popular, construindo adereços simples mas cheios de humor. Não há limite de idade nem falta de talento, todos podem participar!

16h00
Coreto do Jardim da Alameda

Grupo Musical "Os Cinco em Palco"

17h00
Largo do Toural

Arruada e Atuação de Tocadores de Concertinas
Itinerário
Praça da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural


21h00
Ruas da Cidade

Animação de Rua com Grupos de Bombos
Grupo de Bombos Mestre Zé; Grupo de bombos Estrelas do Norte
Itinerário

Igreja dos Santos Passos
Rua N. Alvares
Rua de Santa Maria
Praça de S. Tiago
Largo da Oliveira
Rua da Rainha
Porta da Vila
Rua de Sto. António
Rua Gil Vicente
Rua Paio Galvão
Largo do Toural (Sul) (Paragem)
Rua da Rainha
Largo República do Brasil
Igreja dos Santos Passos (Final)


21h30
Largo do Toural

Festival Internacional de Folclore
Itinerário
Praça da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural


22h00
Praça da Plataforma das Artes

Amor Electro
Os Amor Electro também atuam em Guimarães, no âmbito das Gualterianas, num espetáculo na praça da Plataforma das Artes. A banda tornou-se conhecida do público quando, em 2011, lançaram o disco "Cai o Carmo e a Trindade" que foi um enorme sucesso. Os Amor Electro renderam o público e a crítica com o seu estilo musical vincado juntando influências da música popular portuguesa com pop eletrónica a que acresce a voz da irreverente vocalista. A banda apresenta o novo trabalho "Revolução" que não perde o elemento essencial do seu ADN, a portugalidade.

00h30
Alameda Alfredo Pimenta

Sessão de Fogo de Artifício

DOMINGO, 03 AGOSTO

09h30
Ruas da Cidade

Animação de Rua com Grupos de Bombos
Grupo de Bombos Os Completos, Grupo de Bombos Teixeira e Lopes
Itinerário

Largo da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural (norte)
Rua de Santo António
Rua Gil Vicente
Rua Paio Galvão
Largo do Toural (sul) (Paragem)
Alameda de S. Dâmaso (sul)
Largo República do Brasil
Largo da Mumadona

10h00
Ruas da Cidade

Maratona BTT de Guimarães
Org. Associação de Ciclismo do Minho
11h00
Largo da Oliveira

Oficinas em Marcha
Atividades para famílias
11h00
Igreja de S. Francisco

Festividades Litúrgicas em Honra de S. Gualter
Org. Irmandade de S. Gualter / Venerável Ordem Terceira S. Francisco
11h00
Ruas da Cidade

Desfile de Charretes Antigas
Itinerário
Parque Estacionamento Estádio VSC
Rua de S. Gonçalo (sentido rotunda)
Av. de Londres
Av. Conde Margaride
Rua Paio Galvão
Alameda Alfredo Pimenta
Rotunda PSP
Alameda Alfredo Pimenta
Largo do Toural (sul)
Alameda de S. Dâmaso (sul)
Largo República do Brasil
Av. Alberto Sampaio
Largo da Mumadona
Rua D. Constança de Noronha
Rua Dona Mafalda
Rua D. Teresa
Rua Joaquim de Meira
Rua Conde D. Henrique
Largo Martins Sarmento (sentido descendente)
R. Agostinho Barbosa
Av. Humberto Delgado
Largo Navarros de Andrade
Rua Valdonas
Largo da Misericórdia
Rua da Rainha
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural (norte) – entrega de lembranças aos participantes
Rua Sto. António
Largo Navarro de Andrade
Rua Gil Vicente
Alameda Dr. Alfredo Pimenta

16h00
Coreto do Jardim da Alameda

Grupo Musical "Al Meida"

17h00
Saída da Igreja de S. Francisco pelas Ruas da Cidade

Majestosa Procissão de S. Gualter
Org. Irmandade de S. Gualter / Venerável Ordem Terceira S. Francisco
18h00
Largo do Toural

Banda de Golães

21h00
Ruas da Cidade

Animação de Rua com Grupos de Bombos
Grupo de Bombos Família Lopes
Itinerário

Igreja dos Santos Passos
Rua N. Alvares
Rua de Santa Maria
Praça de S. Tiago
Largo da Oliveira
Rua da Rainha
Porta da Vila
Rua de Sto. António
Rua Gil Vicente
Rua Paio Galvão
Largo do Toural (sul) (Paragem)
Rua da Rainha
Largo República do Brasil
Igreja dos Santos Passos (Final)


21h30
Largo do Toural

Despique de Bandas
Banda Musical de Caldas das Taipas, Banda de Golães
Itinerário

Praça da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural


22h00
Praça da Plataforma das Artes

GuimaFloyd
Os GuimaFloyd são uma banda de Guimarães que tem como objetivo reproduzir a música e o ambiente criados pelos míticos Pink Floyd. O projeto surgiu em julho de 2011 e foi crescendo até atingir o ambiente mais próximo do original. A banda é atualmente constituída por oito músicos que tentam recriar tão fidedignamente quanto possível a sonoridade dos britânicos Pink Floyd.

SEGUNDA-FEIRA, 04 AGOSTO

15h00
Centro Equestre do Loureiro Velho - Fermentões

Corrida de Cavalos

23h00
Ruas da Cidade

Marcha Gualteriana
Org. Associação Artística da Marcha Gualteriana
A Marcha Gualteriana volta a encerrar, com chave de ouro, as Festas da Cidade e Gualterianas. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona. Quem quiser desfrutar da Marcha Gualteriana com maior conforto poderá adquirir um bilhete, no valor de 7,5 euros, à venda no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade e na loja Oficina (Rua Rainha D. Maria II).
Itinerário
Rua Marcha Gualteriana
Rua Dr. Eduardo de Almeida
Av. Cónego Gaspar Estaço
Largo da Mumadona
Avenida Alberto Sampaio
Largo República do Brasil
Alameda de S. Dâmaso (norte)
Largo do Toural (norte)
Rua de Santo António
Avenida General Humberto Delgado
Rua Dr. Agostinho Barbosa
Rua Serpa Pinto
Largo da Mumadona
Av. Cónego Gaspar Estaço
Rua Dr. Eduardo Almeida
Rua Marcha Gualteriana

Comentários

Mensagens populares