Retrospetiva 2014




Chega hoje ao fim mais um ano de intensa atividade do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.
2014 foi mais um ano em que o nosso Grupo Folclórico traçou objetivos e alcançou metas; enfrentou novos obstáculos e concretizou desafios; viveu momentos de desânimo, mas foi surpreendido com boas surpresas; a base,...os alicerces,..., o impulso,... a verdadeira essência, que nos leva ao que realmente nos propomos, essa mantém-se inabalável... porque a paixão pela representatividade dos usos e costumes dos nossos antepassados é aquilo que nos motiva, que nos move, que nos impulsiona. Enquanto que essa união, essa força, essa entrega permanecer, a história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande continuará a ser escrita. Este ano que agora culmina, foi mais uma página escrita no livro da vida do nosso Grupo Folclórico. 
Fica agora um breve resumo de toda a atividade deste ano:

Em Janeiro, o ano começou com a habitual participação em "Encontros de Reisadas", contribuindo assim para a preservação de uma das mais importantes tradições dos nossos antepassados. Estivemos presentes em eventos realizados em S.Clemente de Sande, S.Torcato, Vila Nova de Sande, Creixomil e Ronfe, todos no concelho de Guimarães. De realçar a organização de um "Encontro de Reisadas", em parceria com o Centro Cultural, Social e Recreativo de Vila Nova de Sande.



Em Março, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande esteve presente nas comemorações do 2º Aniversário do Grupo Associativo Sénior  "Encontro de Saberes" de Vila Nova de Sande.



No mês de Abril estivemos nas Festividades em honra de Santa Apolónia, na Freguesia de Silvares em Guimarães.

Já no mês de Maio, tivemos dois momentos especiais para o nosso Grupo Folclórico:
- a presença no Enlace Matrimonial de Pedro Almeida, elemento do Grupo desde 2001 e atualmente membro da Direção (secretário);


- e ainda a presença, em mais um ano consecutivo, na XIX edição do Desfile Nacional do Trajo Popular Português, organizado pelo Município de Amarante, em colaboração com a Federação do Folclore Português. 


Em Junho, participamos no VI Encontro de Concertinas, Feira de Artesanato e Produtos da Terra de Vila Nova de Sande (animação musical eucarística da parte da manhã e atuação à tarde).
Ainda durante este mês participamos nas Festividades do Corpo de Deus em Vila Nova de Sande, e no S.João da Vila de Brito, Guimarães.

No mês de Julho, participarmos no 39º Festival de Folclore de Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos, Santarém, organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo; e também estivemos nas Festividades em honra de S.Tiago, na Vila de Ronfe, Guimarães.
Mês de Julho é também o mês da organização do nosso Festival Internacional de Folclore em Vila Nova de Sande, e este ano não foi excepção. O XXXIII Festival Internacional de Folclore - Vila Nova de Sande 2014 foi, uma vez mais espetacular, e confirmou, em mais um ano consecutivo, a marca de referência em eventos do género.



O mês de Agosto, como habitualmente, também esteve preenchido com diversas atividades do nosso Grupo Folclórico:
- participamos nas Festas da Cidade e Gualterianas - Guimarães 2014;
- estivemos nas Festas em honra de N.ª Sr.ª da Assunção, em Vila Nova de Sande;

- participamos na XXIII Gala Internacional de Folclore de Mortágua, organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores;



- e ainda viajamos até Vilagarcía de Arousa, Pontevedra, ESPANHA, para participar no XIX Encontro Folclórico Malveiras, organizado pela Associação Cultural Malveiras.



Em Novembro, realizamos uma atuação na Festa da Castanha, em S.Cláudio de Barco, Guimarães.

Neste mês de Dezembro, aproveitamos o ambiente natalício de paz, alegria e confraternização, para realizarmos o nosso Convívio de Natal 2014.



Foi desta forma que o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande viveu este ano de 2014. 
Concluímos mais esta etapa com bastante satisfação por todo o trabalho realizado. Acreditamos ter reunido todo o esforço para procurarmos manter o mais fiel possível a representatividade dos usos e costumes dos nossos antepassados. Ao longo deste ano prevaleceu sem dúvida a união, o esforço, a dedicação e a entrega de cada elemento, sem esquecer o apoio de todos os nossos amigos, para que o nome do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande continue a ser uma referência no Folclore Nacional e Internacional.
Obrigado a todos pelo ano 2014!
O ano 2015 está aí à porta, e tendo em conta as diversas perspectivas já definidas, promete ser mais um ano em grande!
Feliz 2015!


Comentários

Mensagens populares