Deslocação a Baião

No passado sábado, dia 22 de Agosto de 2015, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande deslocou-se a Baião, a fim de participar no XXIV Festival Nacional de Folclore e XIV Internacional - Baião 2015, organizado pelo Rancho Folclórico de Baião com o apoio da Comissão de Festas Concelhias e de S.Bartolomeu.
Chegados a Baião, tivemos a oportunidade de conhecer a sede do grupo organizador, o Rancho Folclórico de Baião, e posteriormente fomos recebidos com uma Sessão de Boas Vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Baião, onde estiveram presentes diversas entidades locais e também o Presidente da Federação do Folclore Português, Fernando Ferreira.
Após o Jantar Convívio, que decorreu na Escola Secundária de Baião, os grupos participantes neste Festival, bem como as entidades convidadas, realizaram um desfile pelas ruas da cidade, culminando depois com as atuações dos grupos na bonita Praça D.Manuel de Castro.
Neste Festival de Folclore, para além do grupo anfitrião e do nosso grupo folclórico, estiveram também presentes o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Vale do Paraíso (Azambuja), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca (Figueira da Foz), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia (Aveiro), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Alte (Loulé, Faro, Algarve) e o Raízes e Fórum de Cultura y Horizonte Grupo de Dança Raquel Aguilar (Málaga, Espanha).
Foi uma experiência agradável, esta deslocação a Baião, sobretudo por sentirmos a intensidade e a paixão com que esta comunidade concretiza estas festividades concelhias, nas quais se insere este Festival de Folclore.
Um obrigado especial ao Rancho Folclórico de Baião pela colaboração na possibilidade deste intercâmbio cultural entre os nossos grupos folclóricos!


















Comentários

Mensagens populares