Reisadas 2016

O novo ano já chegou! 2016 está aí, e com ele vem também o mês de Janeiro com as tradicionais "reisadas".
Como já é habitual em todos os anos, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande contribui para a preservação desta bonita tradição. 
O "cantar dos reis" ou "reisadas" é uma tradição secular portuguesa celebrada por volta do dia de Reis (06 de Janeiro). Nesta altura, um grupo de populares, chamados de "reiseiros", tocam e cantam às portas das casas, invocando a celebração da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, e pedem esmolas e donativos. É muito semelhante à tradição das "janeiras", que usa como pretexto o ano novo.  
Na nossa região, ainda se mantém a tradição do "cantar de reis" à porta das casas de familiares e amigos. Algumas instituições, usam a tradição para angariar donativos. Existem também instituições que organizam "Encontros de Reisadas" onde vários grupos participam com as suas melodias, criando um belo espectáculo cultural e intemporal. É nesses encontros que o nosso Grupo Folclórico tem se empenhado por manter viva esta bela identidade das gerações que nos antecederam, tentando desse modo transmitir às futuras, para que esta riqueza cultural não se perca no tempo. Afinal, as "reisadas" também fazem parte do nosso folclore.
É já amanhã, Domingo, dia 03 de Janeiro, que o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande irá participar no primeiro "Encontro de Reisadas" deste ano. Será no Salão Paroquial da vizinha localidade de Sande S.Clemente. O evento está marcado para o início da tarde.

Apareçam!



Comentários

Mensagens populares