1978 - 2018 * 40 anos de história!

O ano de 2018 que hoje culmina ficou marcado para o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, pela comemoração do 40º Aniversário da sua fundação.
Foi um orgulho comemorar esta especial etapa da nossa história consigo, nos diversos momentos celebrados ao longo do ano. 
Hoje, nada melhor do que partilhar consigo, um último registo comemorativo; a mensagem que lhe foi transmitida na grande noite do XXXVII Festival Internacional de Folclore - Vila Nova de Sande 2018, em 21 de Julho, que resume tudo o que sentimos:


"O alicerce da construção de uma história baseia-se na forma como a escrevemos, como a transmitimos aos outros, que sentimentos conseguimos despertar em quem recebe a nossa mensagem.
A construção da nossa história, não é um projecto que se planeia com antecedência. Não é um evento programado para ser perfeito. É algo que vem de dentro, da alma, é espontâneo, natural, é real e sincero. É aquilo que somos, é a nossa identidade.
Se me deixar levar por aquilo que sou, se deixar transparecer tudo o que trago dentro de mim, se demonstrar toda a minha essência, aí sim, a história do meu existir é genuína, é verdadeira, é a minha identidade, é a minha cultura.
Nós somos um povo, somos Vila Nova de Sande! Somos uma identidade! Somos uma cultura! Vivemos aquilo que somos! É genuíno! É real! É verdadeiro! Somos história!
Uma história registada ao longo dos anos, e vivida hoje, em pleno século vinte e um. As nossas raízes estão presentes, estão gravadas no interior do nosso ser. E é tão bom quando as expressamos!
Como ficar indiferente ao toque de uma concertina! Como não me apaixonar por um passo de um vira! Como ignorar a beleza de um lenço ou de um xaile! Como passar ao lado de uma festa ou de uma romaria! Não posso fugir a isto! Não posso ignorar, porque isto sou eu! Isto é a minha identidade! É a história do nosso povo! É nossa! Somos nós!
Então porque não assumi-la? Porque não senti-la? Porque não vivê-la? Porque não transmiti-la? É minha! É a minha história! Não posso fugir dela! Somos um povo! Somos Vila Nova de Sande! Somos Guimarães! Somos o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande! Uma história de um grupo com 40 anos de existência, mas onde cabe a história da identidade de um povo! Onde se vive a essência das vivências da história de uma cultura, de uma comunidade! Transmitimos aquilo que somos!
Hoje, o mundo conhece-nos! Vila Nova de Sande é conhecida e reconhecida em todo o território nacional e um pouco por todo o globo terrestre. Assumimos e expressamos, com orgulho, a nossa identidade! A vossa identidade! Temos história!
Uma história vivida e partilhada! Partilhada com vocês numa romaria algures por aí, partilhada num festival em alguma localidade do país, partilhada numa deslocação ao estrangeiro, partilhada numa foto, num vídeo, visualizado na internet, em qualquer parte do mundo. Uma história partilhada consigo esta noite!
Esta é uma história nossa! Sim! Mas também é sua, que viveu e acompanhou o mesmo percurso! É sua, porque assistiu ao crescimento deste grupo desde 1978! É sua porque todos os anos vive conosco as festas em honra de Senhora da Assunção e do Corpo de Deus na nossa terra. É sua porque já hà 37 anos que assiste ao festival de folclore de Vila Nova de Sande. É uma história sua, porque sabe o que é uma vindima, sabe o que é uma desfolhada, uma espadelada e todas as actividades características dos antepassados da nossa região. É a sua história! É a nossa história!
Estamos em 2018, o ano em que o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande completa 40 anos de existência. Mas a celebração vai muito para além de uma data. Hoje comemoramos a história de um povo. De um povo que soube preservar e valorizar as suas raízes, as suas tradições, a sua identidade!
Mas a nossa história não acaba aqui!
Prosseguimos juntos nesta caminhada de valorização da nossa cultura!
Contamos consigo para continuarmos a escrever o nosso percurso!
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande dará sempre o melhor de si, pela identidade do seu povo!
Estamos todos de parabéns! Obrigado por fazer parte desta história!"

A nossa História continua... consigo a nosso lado!




Comentários

Mensagens populares