Viagem aos Açores

Do dia 04 ao dia 08 deste mês de Julho de 2019, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande realizou uma viagem às ilhas de S.Miguel e Santa Maria, no arquipélago dos Açores.
Esta deslocação surgiu, na sequência de uma permuta estabelecida em 2007, com o Grupo de Danças e Cantares Almagre, da freguesia de Almagreira, concelho de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, que então tinha sido recebido em Vila Nova de Sande, Guimarães, onde foram acolhidos pelo nosso Grupo Folclórico, visitaram a nossa região e participaram no nosso festival de folclore.
Agora, em 2019, foi a vez do nosso Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande se deslocar ao outro lado para de certa forma, conseguirmos concretizar o acordo estabelecido em 2007.
Foram dias únicos e inesquecíveis aqueles que vivemos, com gente humilde e acolhedora, de coração grande, que proporcionou a todos os elementos do nosso Grupo Folclórico, uma experiência muito enriquecedora!
Um agradecimento muito especial a todo o Grupo Folclórico de Ponta Garça, que nos acolheu por uma noite, na belíssima ilha de S.Miguel. Foi um acolhimento incrível, com pessoas magníficas que nos acolheram com muita atenção e carinho, e que admiramos o gosto e o brio em nos dar a conhecer um pouco da sua localidade. Destacamos, nas poucas horas que passamos em Ponta Garça, a vista deslumbrante sobre o Ilhéu de Vila Franca, o Farol e a Igreja Matriz de Ponta Garça, a plantação do ananás, a emblemática casa mortuária, e aquele nosso fantástico convívio noturno, no dia 04, que jamais esqueceremos. Obrigado por tudo, caros amigos do Grupo Folclórico de Ponta Garça!
E depois de chegar à ilha de Santa Maria, bastaram algumas horas, para conhecermos o verdadeiro paraíso na terra! A começar pelo extraordinário acolhimento dos nossos eternos amigos do Grupo de Danças e Cantares Almagre. Vocês foram formidáveis! Adoramos todos os pormenores do acolhimento que nos proporcionaram; desde o alojamento (que tardes divertidíssimas naquela piscina da Pousada da Juventude de Vila do Porto), passando pelas deliciosas refeições que nos confeccionaram. Obrigado pela visita a toda a ilha (ficamos de boca aberta com cada paisagem que nos surpreendia a cada instante), pelos momentos de convívio (aquele serão Almagre em que foi tão bom demonstrarmos o nosso folclore a todos os presentes; e aquele jantar convívio de sábado à noite, em que para além de confraternizarmos convosco, tivemos o privilégio de conviver com o Grupo Folclórico de São Pedro, Vila Franca do Campo, S.Miguel e de conhecermos o Presidente da Junta de Freguesia de Almagreira, caro amigo Marco André Braga Carvalho). Obrigado por tudo!
O que dizer da ilha de Santa Maria? Como dizia a nossa cara amiga Laurinda, a guia que nos deu a conhecer de uma forma espetacular cada cantinho da ilha, "Santa Maria é uma caixinha de surpresas". Nós, Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande testemunhamos isso.
Depois de aterrarmos na pista do aeroporto da ilha de Santa Maria, a maior do arquipélago, foi uma autêntica montanha russa de emoções, quando fomos conhecendo: a lindíssima Vila do Porto; a genuína freguesia de Almagreira; a paradisíaca baía de S.Lourenço; as piscinas naturais dos Anjos; a Praia Formosa; a ermida de Nossa Senhora de Fátima; as freguesias de Santo Espírito, S.Pedro e S.Bárbara; o Poço da Pedreira; e tantos outros locais deslumbrantes de nos tirar o folgo. Muito obrigado ao Sr.Armando por nos transportar nesta aventura e pela sua grande dedicação e amizade.
Jamais esqueceremos esta experiência, única nas nossas vidas, que agora fica eternamente registada na história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.
Cara grande amiga Deolinda Melo, muito muito obrigado, por ajudar a tornar tudo isto possível. Ficará para sempre no nosso coração pela maravilhosa pessoa que é, e por todas as condições que nos conseguiu proporcionar com o apoio e colaboração de todos os que estiveram consigo.
E assim se concretiza mais um capítulo da história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande. Em 2019, o nosso trabalho de representatividade etno-folclórica de Vila Nova de Sande e de Guimarães, ficou registado nas Ilhas de Santa Maria e S.Miguel, no arquipélago dos Açores. Obrigado a todos os elementos do grupo, que se empenharam e se deixaram envolver por este objetivo. Muito obrigado também a todos os apoios financeiros e logísticos que facilitaram a deslocação.
A história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande continua... com novos objetivos pela frente! ;)
Aqui ficam algumas das imagens que registaram a deslocação:
















































































































Comentários

Mensagens populares