COMUNICADO - Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande adiado para 2022

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande é o grande responsável pela organização anual de um dos maiores eventos culturais em Guimarães, o Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande. Contudo, a 39ª edição do evento, será adiada pelo segundo ano consecutivo.

2021 trazia alguma esperança, e a realização do XXXIX Festival Internacional de Folclore - Vila Nova de Sande 2021, esteve mesmo agendada para o próximo dia 24 de Julho. Mas recentemente, a Direção do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande concluiu que, ainda não existem as condições necessárias à concretização do mesmo, sendo impossível efetuar uma grande festa do folclore, na sua plenitude, como habitualmente tem acontecido em edições anteriores.

Apesar das regras inerentes ao atual estado da pandemia, permitirem a realização de eventos culturais, com todas as limitações e normas de segurança em vigor, a organização do Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande entende que, a concretização de um evento com esta dimensão e  características específicas não se enquadra nos moldes permitidos, uma vez que envolve um grande risco de proximidade entre pessoas, nos grupos participantes, e com o público que habitualmente marca presença em grande número, entre outras condicionantes.

É mais uma decisão difícil para o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, neste período "perturbador" para o movimento folclórico nacional, que teima em se prolongar.

A atividade desenvolvida pelos grupos folclóricos, que se dedicam à representatividade e promoção do folclore e da etnografia de cada região, que envolve muitos "voluntários apaixonados" por todo o país, não é a única a ser prejudicada com a atual pandemia, mas é evidente a sua fragilidade, que poderá pôr em causa todo um importante legado identitário, com consequências drásticas possíveis no pós-pandemia, que a todos nos deve preocupar.

Apesar de tudo, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande continua confiante e esperançoso, com a espectativa de poder voltar a partilhar, em 2022, a sua identidade cultural e a promover o seu Festival Internacional de Folclore, com o mesmo empenho e dedicação dos seus componentes, com o apoio de familiares e amigos, com o companheirismo de outros grupos folclóricos, com o incentivo de entidades parceiras e amigas, com o impulso de parceiros patrocinadores e com todo o carinhoso público que assume com alegria, o gosto de acompanhar o nosso trabalho.

Acreditamos que o Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande possa voltar em 2022, para JUNTOS, voltarmos a testemunhar essa grande manifestação cultural, numa verdadeira partilha de experiências humanas, da qual temos tantas saudades.

Um grande abraço de amizade, com votos de muita saúde e felicidades para todos!

... o vosso GRUPO FOLCLÓRICO DO CENTRO SOCIAL DE VILA NOVA DE SANDE




Comentários

Mensagens populares