Conferência Municipal Cultura Guimarães 2022

Neste sábado, 15 de Outubro, decorreu ao longo do dia, a Conferência Municipal Cultura Guimarães 2022, no Teatro Jordão.

No âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032 (PEMC.GUI2032), o Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS-UMinho, em colaboração estreita com o Município de Guimarães, realizaram mais esta iniciativa num processo de definição de linhas orientadoras para a cultura do município na próxima década.

Agentes culturais e artísticos, representantes de associações e ainda vimaranenses interessados na construção das políticas culturais marcaram presença e debateram quatro grandes temáticas: “Políticas culturais municipais na última década”; “Guimarães: Património da Humanidade & Capital Europeia da Cultura”; “Mediação Cultural e Públicos da cultura”; “Políticas culturais municipais para a próxima década”.

Ao longo desta sessão de trabalho, acompanhadas por observadores externos a Guimarães, foram apontadas as principais fragilidades e forças na área da cultura, assim como as boas e más práticas.

Paulo Lopes Silva, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, anunciou que os primeiros resultados serão conhecidos já no início de 2023, com a publicação dos relatórios de públicos da cultura e das artes, e das dinâmicas ligadas ao setor criativo e cultural do território de Guimarães.

O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande também participou nestas sessões de trabalho, disponibilizando o seu contributo para a construção deste Plano Estratégico Municipal para a Cultura e defendendo a importância do folclore e da etnografia, nas linhas orientadoras desse mesmo plano. Um dos contributos mais defendido pelo Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande na construção deste plano foca a aproximação do folclore e da etnografia local às gerações mais novas, através das escolas.

Entretanto, todos os vimaranenses podem contribuir para a construção deste plano, através do questionário público disponibilizado online, em: https://bit.ly/QuestionarioPublicos_Guimaraes2022

(imagens: Município de Guimarães)

artigo Município de Guimarães: https://www.cm-guimaraes.pt/viver/noticias/noticia/participacao-dos-vimaranenses-no-plano-municipal-da-cultura-para-2032?fbclid=IwAR1gGBJqlbmrNe2-Ohc0k7OPJDwec3J4oG8NEaZCAwKPAIGzbMqrHJEnHoU










Comentários

Mensagens populares