Programa Cultural da "Guimarães 2012 CEC"



O estatuto de Capital Europeia da Cultura representa para Guimarães e para a região envolvente a oportunidade de fazer coincidir os processos sociais, culturais, urbanos e económicos num mesmo impulso regenerador. Este é o grande desafio de Guimarães 2012 CEC: ser um meeting point da inovação, o lugar onde tudo pode acontecer.

Tendo como objecto as inúmeras potencialidades que Guimarães oferece, considerando simultaneamente a sua dimensão histórica e a sua tradição viva, o programa cultural de Guimarães 2012 constrói-se sobre quatro tempos, quatro ritmos, quatro pulsações – a que correspondem quatro áreas de programação: Cidade, Comunidade, Pensamento e Arte, sendo que esta última se desdobra em quatro disciplinas: Música, Artes Performativas, Arte e Arquitectura e Cinema e Audiovisual. Cada um destes caminhos materializa-se em projectos pertinentes quanto ao conceito, diversificados quanto ao objecto e inovadores quanto ao processo e quanto ao legado.

Projectos Especiais é uma outra categoria da programação, que diz respeito a eventos e acções extraordinárias que, pela sua tipologia, escala e visibilidade, desempenharão um papel fundamental na promoção do evento, e por extensão, da própria cidade e da região, à escala internacional.

O programa de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura contempla ainda um quadro de manifestações culturais e artísticas concebido pelo tecido associativo local. O programa desenvolvido pelas Associações Locais materializa-se no projecto Tempos Cruzados, e é coordenado por três entidades associativas: Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães, Convívio – Associação Cultural e Recreativa, e C.A.R. – Círculo de Arte e Recreio.





Retirado do Site Oficial da CEC - Guimarães 2012: http://www.guimaraes2012.pt/


Comentários

Mensagens populares