SONDAGEM: Acha que o Folclore Nacional deveria ter um forte destaque na Programação da Capital Europeia da Cultura - GUIMARÃES 2012?

Terminou no passado sábado, dia 31 de Março, a votação na sondagem que lançamos no início do ano, aqui no nosso Blog.
À pergunta "Acha que o Folclore Nacional deveria ter um forte destaque na Programação da Capital Europeia da Cultura - GUIMARÃES 2012?", os resultados foram os seguintes:

Claro! Sem dúvida!
  25 votos (100%)
Sim, mas sem destaque!
  0 votos (0%)
Não se encaixa no Acontecimento!
  0 votos (0%)


100% dos votos apurados afirmam com toda a certeza que o Folclore Nacional deveria ter um forte destaque na Programação da Capital Europeia da Cultura - GUIMARÃES 2012.
De fato, uma vez que em Guimarães acontece este grande ponto de encontro cultural, o Folclore não podia cair no esquecimento. Ele identifica com uma especial transparência, a identidade cultural de um povo.
Ainda é cedo para analisarmos se o Folclore Nacional terá um forte destaque na Programação do Evento ao longo de todo o ano, mas a verdade é que já tem vindo a ser referenciado num ou noutro espetáculo já realizados, embora infelizmente por vezes muito mal referenciado. Existe uma necessidade urgente de alertar os produtores e criadores dos espetáculos, para a forma e o contexto em que utilizam o Folclore Local e Nacional, para que não transmitam conceitos e características erradas daquilo que realmente representamos no Folclore. É pena que o profissionalismo e a qualidade de alguns artistas de referência sejam postos em causa, por não terem o cuidado e a sensibilidade precisa e necessária, em obterem informações credíveis ao trabalharem este sério e  importante património de todos nós, que é o FOLCLORE NACIONAL.
A Federação do Folclore Português e a Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães em parceria com os Tempos Cruzados de Guimarães, já anunciaram uma série de Eventos a realizar, incorporados na Programação da CEC - Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012. Destes se destacam:
-Desfile Nacional do Trajo Popular Português - 19 de Maio
-Festival Internacional de Folclore - em Agosto
-Óscar Mundial do Folclore - 01 de Dezembro
Todos os pormenores destes e de outros Eventos de Folclore a realizar em Guimarães ao longo deste ano serão devidamente revelados e desenvolvidos a seu tempo, aqui no nosso Blog / Página Oficial do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.
A Federação do Folclore Português comemora no corrente ano 35 anos de existência, e por isso designou o Ano de 2012 como o Ano do Folclore Português. Felicita-nos imenso, que uma grande parte dos Eventos Comemorativos sejam realizados em Guimarães.

Comentários

Mensagens populares