Desfile Nacional do Trajo Popular Português em Guimarães

POP ARTE

DESFILE NACIONAL DO TRAJO POPULAR PORTUGUÊS

na 

Capital Europeia da Cultura

GUIMARÃES 2012


Local
Largo do Toural
Data
2012.05.19
Horário
21:30
Tipo de evento
Comunidade
Cenografia Digital
João Martinho Moura
PopArteInterior

Na noite de 19 de maio vão concentrar-se no Largo do Toural cerca de 1000 figurantes, representando grupos de folclore de todo o país. Será a primeira de muitas noites programadas pelo projeto POP ARTE e tem início marcado para as 21h30.
Em parceria com a Federação do Folclore Português, o Tempos Cruzados – Programa Associativo - promove um grande evento no qual serão questionadas as (in)comunicabilidades da Etnografia, do Folclore e da Arte Digital. O evento conta com a participação de cerca de 1000 figurantes, representantes de grupos de folclore de todo o país, que vão protagonizar um desfile de trajes ao vivo. O espetáculo será complementado com uma grande tocata vimaranense e com cenários digitais a invadir as fachadas do Toural, num trabalho de autoria de João Martinho Moura.

Esta será a primeira de outras noites programadas pelo Pop Art ou “Arte Popular” que, normalmente, se associa ao conceito de arte produzida nos E.U.A. nas décadas de 50 e 60 do século XX. O movimento associativo ligado às danças e cantares tradicionais está enraizado no território vimaranense e mantém uma atividade permanente e com grande participação da comunidade. Neste sentido, o objetivo do evento é valorizar, através da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, o trabalho desenvolvido pelos grupos de etnografia e folclore de Guimarães.

Comentários

Mensagens populares