XII Peregrinação Nacional a Fátima da Federação do Folclore Português



A Federação do Folclore Português já anunciou a data para a sua XII Peregrinação Nacional a Fátima. Será a 27 de Abril, e os Grupos Folclóricos interessados na participação deste evento poderão encontrar a ficha de inscrição no site da FFP, em downloads.
Inicialmente a Peregrinação estava planeada para o dia 25 de Maio, mas atendendo a que nessa data se irá realizar as Eleições Europeias, viu-se a Direção da FFP obrigada a alterar a sua data, passando para o último domingo do mês de Abril, conforme edições anteriores.
Fornecemos aqui no nosso blogue, as informações disponibilizadas pela Federação do Folclore Português, relativas a este evento:

Programa:

08:30 horas - Concentração no Parque nº8 dos Grupos participantes; - Organização dos Grupos por Regiões;
09:15 horas - Saudação de Boas Vindas;
09:30 horas - Cortejo dos Estandartes e dos Grupos, até ao Santuário, para participação nas Cerimónias Religiosas;
10:00 horas - Terço - Procissão;
11:00 horas - Missa Solene;
12:45 horas - Procissão do Adeus.

Regulamento:
1º. Os autocarros deverão dirigir-se aos Parques disponíveis;
2º. A Concentração será no Parque nº8 (junto da Casa de N.ª Sr.ª do Carmo - Lado Sul do Santuário - Próximo do Exército Azul);
3º. O responsável do Grupo deve dirigir-se ao secretariado que se encontra no local;
4º. O Cortejo dos Estandartes partirá do Parque nº8, às 09:30h em ponto, seguindo o Desfile dos componentes por regiões, agrupados 3 a 3. O Cortejo entrará na Colunata Sul, subirá ao centro do Santuário e descerá pela central;
5º. Os Grupos só devem ser portadores do Estandarte. Caso não o tenham, poderão utilizar a sua Placa identificativa;
6º. Todos os elementos devem estar trajados para o ato religioso. Os homens que usarem fato têm de vestir o casaco, se não o tiverem não podem arregaçar nem as mangas da camisa, nem as calças. As mulheres não podem ensacar nem levantar as saias, nem as mangas das blusas arregaçadas. Os chapéus de palha não podem ser usados nem pelos homens nem pelas mulheres;
7º.
No Santuário os homens terão de tirar o chapéu da cabeça e mantê-lo na mão durante a permanência dentro do Santuário;

8º. As mulheres terão de cobrir a cabeça com um lenço apropriado ao seu trajo, as que tiverem xaile, devem usa-lo pelas costas. Atenção aos penteados, pinturas, vernizes, maquilhagem, etc.
9º. Os trajes que tiverem guarda-sóis e sombrinhas da época, podem utilizá-los;
10º. Não poderão utilizar qualquer tipo de alfaia ou instrumentos;
11º. No Santuário há um local reservado para os elementos trajados;
12º. O Andor de N.ª Sr.ª será transportado por 4 homens. Os interessados devem informar por escrito a Federação utilizando a ficha de inscrição, sendo escolhidos 4 homens que primeiro se inscreverem e que possuam trajo adequado para o ato;
13º. Os membros da Comissão Organizadora estarão devidamente identificados com uma flor ao peito ou com um crachá;
14º. A Ficha de inscrição terá que ser enviada por correio, fax ou e-mail até ao dia 12 de Abril de 2014. Após essa data não garantimos a inscrição.
15º. Será entregue a cada grupo um Certificado de Participação, este deverá ser levantado no dia, no secretariado, o qual validará a presença do Grupo no evento.
Pedimos aos Senhores Diretores, a divulgação destas informações a todos os componentes. Contamos com a vossa colaboração.

Sabendo que as condições não são as melhores para trocar de roupa com a privacidade necessária, agradecemos a vossa compreensão.

Esta Peregrinação é uma Organização conjunta da Federação de Folclore Português e da Associação Folclórica da Região de Leiria - Alta Estremadura e a colaboração dos Grupos de Folclore da Região.

Comentários

Mensagens populares