Participação nas Festas da Cidade de Guimarães e Gualterianas 2015

No próximo sábado à noite, dia 01 de Agosto de 2015, os tocadores de concertina do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, vão participar numa Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina, no Largo Condessa do Juncal, em Guimarães, inserido no programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2015.

Programa Completo das Festas da Cidade e Gualteriana 2015 - Guimarães

As Festas da Cidade e Gualterianas decorrem de 31 de julho a 03 de agosto. Como habitualmente abrem com o tradicional Desfile de Grupos de Bombos que inicia o seu percurso pelas ruas da cidade às 18 horas do dia 31 de julho (sexta-feira). Às 21:30 horas, o Largo do Toural enche-se de cor e transforma-se em palco para o Festival Internacional de Folclore.
Quem passear pelo Largo da Oliveira poderá ver o espetáculo de rua “Última Aduela”, da Companhia Erva Daninha. Ainda na primeira noite de Festas, às 22 horas, na Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade atua Richie Campbell que promete animação ao som da música reggae.
No dia 01 de agosto, sábado, mais um dia cheio de atividades. Às 10 horas, as atenções viram-se para o Campo de S. Mamede que acolhe a Feira de Gado e Concurso Pecuário. Às 11 horas, no Largo da Oliveira, há as Oficinas em Marcha, uma atividade dedicada às famílias. Às 17 horas, as ruas da cidade enchem-se para a Batalha de Flores.
À noite, às 22 horas, Tiago Bettencourt visita a Plataforma das Artes e da Criatividade para um concerto. Nesta noite há ainda a Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina no Largo Condessa do Juncal; no Coreto do Jardim da Alameda há Cantares ao Desafio, e o Largo do Toural acolhe um concerto de Carlos Ribeiro. 
A segunda noite de Festas encerra na Alameda Alfredo Pimenta com o habitual fogo de artifício.
No dia 02 de agosto, domingo, as Gualterianas continuam, pelas 11 horas, realiza-se o célebre Desfile de Charretes Antigas percorre as ruas de Guimarães e, às 12:30 horas, a Igreja de S. Francisco acolhe as Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter. A partir das 17 horas, a Majestosa Procissão de S. Gualter sai da Igreja de S. Francisco em direção às ruas da cidade. À noite, às 21:30 horas, o Largo do Toural acolhe o Despique de Bandas com a presença da Banda Musical de Pevidém e da Banda Musical das Caldas das Taipas. 
A noite termina com mais música na Praça da Plataforma das Artes e da Criatividade com o concerto de Marco Génio. 
Na segunda-feira, o Centro Equestre Loureiro Velho, em Fermentões, volta a acolher mais uma Corrida de Cavalos e, à noite, antes do momento alto das festividades, o Coreto do Jardim da Alameda recebe um concerto do Ensemble Harmonique de Rungis. 
Às 23 horas, a tão aguardada Marcha Gualteriana encerra as Festas da Cidade. À semelhança dos últimos anos, será colocada uma bancada no Largo da Mumadona.


Comentários

Mensagens populares