Retrospetiva 2017


E chegamos ao último dia do ano 2017! Hoje fecha-se mais uma página da história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande e olhando para atrás, só é possível afirmar que foi um ano positivo!
Claro que foram vividos alguns momentos tristes, algumas circunstâncias de desânimo, alguns objetivos inatingíveis e alguns obstáculos não ultrapassados, mas nada disto apaga o que de bom aconteceu, boas representações do nosso folclore pelo país, momentos de alegria e confraternização e metas alcanças com sucesso.
Como temos vindo a habituar os nossos seguidores nos últimos anos, fazemos agora uma pequena retrospetiva do ano que agora culmina.

Em Janeiro, como habitualmente, estivemos empenhados na representação das tradicionais "Reisadas", participando em eventos realizados em Sande S.Clemente, na Vila de Ronfe e em Vila Nova de Sande. Como o convívio amigável também está associado a esta tradição, levamos as nossas "reisadas" também à porta de alguns amigos, prosseguindo com momentos de confraternização dentro das casas.


Também no mês de Janeiro, mais propriamente no dia 08, estivemos presentes na Cerimónia de Tomada de Posse dos novos Corpos Sociais da Federação do Folclore Português, em Arcozelo, Vila Nova de Gaia.

Em Fevereiro, infelizmente, perdemos um dos nossos. O Sr. José da Silva, que esteve muito tempo entre nós, como elemento do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, partiu para junto de Deus, deixando uma imagem muito agradável da sua dedicação, da sua alegria e da sua personalidade.

Foto de Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.

Em Março, estivemos presentes no V Aniversário do "Encontro de Saberes" (Grupo Associativo Sénior de Vila Nova de Sande).


Também em Março, vimos, orgulhosamente, a nossa presidente Sandra Martins, ser nomeada membro do Conselho Técnico Regional do Baixo Minho, pela Federação do Folclore Português.


Em Abril, os nossos jovens estiveram presentes no Encontro Nacional de Jovens Folcloristas, em Mira de Aire, promovido pelo Gabinete da Juventude da Federação do Folclore Português.

Foto de Federação do Folclore Português.

Também no mês de Abril estivemos presentes num Festival de Folclore em Aviobeira, Tomar e no I Festival de Folclore da AMIZADE, em Cantanhede.


Em Maio, participamos no I Festival de Folclore das grandiosas Festas das Cruzes, em Barcelos.


Também neste mês estivemos presentes nas comemorações do 38º Aniversário do Centro Social de Vila Nova de Sande, a nossa casa.


Ainda no mês de Maio, estivemos representados na Cerimónia Comemorativa do 40º Aniversário da Federação do Folclore Português e do Dia Nacional do Folclore Português, que se realizou em Santa Maria da Feira.


No mês de Junho participamos na Festa do Corpo de Deus, em Vila Nova de Sande e marcamos presença no XXVIII Festival Internacional de Folclore de Lorvão, Penacova.


Julho foi o mês do nosso "ponto alto" do ano; o mês do nosso XXXVI Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande. Com tema " Guimarães, terra de tradições ao longo das gerações", a edição deste ano recebeu prestigiados grupos como o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira, de Tomar, o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Vila Cova à Coelheira, de Vila Nova de Paiva e o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Sra. Aparecida, de Lousada, para além das representações estrangeiras, a "Asociación Cultural Qhaswa", do Peru, e o "African Tumbas of Kenya", do Quénia.


Em Agosto estivemos presentes no Festival de Folclore e no Encontro de Tocadores de Concertina das Festas da Cidade de Guimarães - Gualterianas 2017.


No mês de Agosto participamos também na Festa do Emigrante da Vila de Caldas das Taipas.


Ainda no mês de Agosto, vimos elementos nossos darem importantes passos nas suas vidas e quisemos partilhar com a Rita e o João e com a Vera e o Diogo, a felicidade do seu dia do matrimónio.

Foto de Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.
Foto de Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.



No mês de Outubro , o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande participou nas Festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, em Silvares, Guimarães.


Em Novembro festejamos o dia de S.Martinho na Unidade Residencial Sénior do Centro Sócio-Cultural e Desportivo de Sande S.Clemente, Guimarães.


E já quase a terminar o ano, neste mês de Dezembro, realizamos a nossa Ceia de Natal e participamos na Festa de Natal da comunidade de Vila Nova de Sande.




E foi assim desta forma que se compôs o ano de atividades do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, sempre com grande orgulho em representar da forma mais fiel possível, os usos e costumes dos antepassados da região a que pertence.
Foi uma ano bom, em que houveram importantes manifestações culturais com a presença do nosso folclore, e também de agradáveis momentos em grupo.
Temos já os olhos postos em 2018, o ano que está aí à porta, e que promete ser um importante marco na história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.
FELIZ 2018 para todos!!!

Comentários

Mensagens populares