Dia de Comemorações do 40º Aniversário

No passado sábado, dia 09 de Junho de 2018, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande viveu o seu Dia de Comemorações do 40º Aniversário da sua fundação.
Em ano de festa, com a realização de diversas iniciativas comemorativas ao longo do ano, este foi o dia para celebrar de forma mais intensa e especial, esta efeméride assinalável, uma vez que foi a 05 de Junho de 1978 que tudo iniciou.
O programa deste dia de comemorações iniciou com uma Eucaristia de Ação de Graças, no Salão Paroquial de Vila Nova de Sande, onde, em comunidade, se agradeceu a Deus todo o percurso do Grupo ao longo dos 40 anos. A Eucaristia foi orientada pelo Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, com participação musical e coral, leituras e ofertório solene, e contou com a presença das entidades civis convidadas e com elementos do Rancho Folclórico do Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares, grupo convidado.
Depois da Eucaristia segui-se a romagem ao cemitério local, para uma pequena homenagem a elementos falecidos do grupo.
Pelas 19:30 horas, realizou-se um jantar convívio, já nas instalações do Centro Social de Vila Nova de Sande, com a presença dos elementos do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, respectivos familiares e amigos, elementos do Rancho Folclórico do Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares e entidades convidadas. Este foi um importante momento de convívio em dia de festa.
Pelas 21:30 procedeu-se à inauguração da Exposição Fotográfica "40 anos - A História da Identidade de um Povo". Uma viagem pelo registo de imagens de vários momentos da história dos 40 anos do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, apresentada num trabalho de pesquisa, recolha e exposição dos elementos do grupo.
Seguiu-se um especial momento de entrega de lembranças aos elementos do grupo e entidades presentes, e os respectivos discursos. Todas as intervenções felicitaram o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande pelo seu 40º Aniversário, por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e homenagearam o grande "mestre" do Grupo, Manuel de Oliveira Martins, que será imortalizado pela grande obra realizada. 
A noite de festa prosseguiu com a atuação inédita do Grupo aniversariante e anfitrião, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, que apresentou uma representação diferente das habituais, mais genuína e mais fiel às tradições que identifica, e também a atuação do grupo convidado, o Rancho Folclórico do Centro Social, Cultural e Desportivo de Silvares.
A festa culminou com o tradicional "cantar de parabéns", com bolo e champanhe para todos os presentes.
Estão de parabéns todos os intervenientes nesta grande festa, pela excelente forma como decorreu!
O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande agradece a todos os que marcaram presença nas diversas iniciativas deste Dia de Comemorações do seu 40º Aniversário.
As iniciativas comemorativas irão continuar ao longo deste ano de 2018!
A história Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande continua a ser escrita... porque a caminhada deste projecto de representatividade prossegue com o apoio de todos os que valorizam a sua identidade cultural!
Deixamos-vos o Texto que foi proferido no momento de Acção de Graças, da Eucaristia deste Dia Comemorativo:

"Deus nosso Pai, após 40 anos de caminhada em grupo, sentimos falta deste momento. O momento de parar para te agradecer. Te agradecer tudo aquilo que somos hoje, mas também tudo o que foi vivido até aqui.
Obrigado por aquele grupo de pessoas, que iniciaram este projecto em 1978! Obrigado pelos grandes seres humanos que colocaste à disposição deste grupo, ano após ano, dando o melhor de si a esta causa e lutando com todas as suas forças para o seu desenvolvimento. E felizmente foram tantos aqueles que acreditaram neste projecto, e por isso lhes estamos eternamente gratos. Contudo, a história vivida até aqui impõe destacar uma figura que de forma muito humilde, tornou-se o património moral desta família. Obrigado Senhor Jesus, por colocares Manuel de Oliveira Martins na nossa caminhada.
Obrigado por esta paixão ao Folclore, que faz despertar em cada um de nós, a vontade de trabalhar, de lutar e de viver por este grupo, como parte indispensável à nossa existência humana.
Obrigado pela comunidade de Vila Nova de Sande, à qual pertencemos, que sempre soube acompanhar a nossa história com muito carinho, com muita atenção e com muito apoio. Obrigado pelos grupos paroquiais da nossa terra, pelas instituições, pelas associações, pelas empresas, pelos órgãos autárquicos (de um modo especial, a Junta de Freguesia) e pelos estabelecimentos comerciais, que sempre se manifestaram disponíveis para colaborar com a nossa causa. Obrigado pelos Párocos que acompanharam atenciosamente o nosso percurso, de um modo especial, o Padre Marc, que actualmente caminha de forma carinhosa connosco. Obrigado pela nossa casa, o Centro Social, que permanentemente se disponibiliza para nos apoiar em tudo o que fazemos.
Obrigado Senhor Deus, pela Luz da Tua presença no seio do nosso Grupo, a Luz da Tua orientação que nos inspira e nos guia pelos caminhos verdadeiros da Tua santa vontade, a Luz que nos ilumina quando enfrentámos obstáculos e nos ajuda a vencer os medos e a insegurança na escuridão, a Luz que nos encaminha no rumo certo para encontrar a harmonia e a estabilidade indispensáveis para a existência de um bom espírito de grupo. Permite Senhor Deus, que nunca nos falte a Tua Luz, para que ao sentir a Tua companhia ao nosso lado, a caminhada do nosso Grupo Folclórico se torne mais forte e segura na Fé e na Esperança.
Obrigado Deus Pai, pela possibilidade de comemorarmos hoje contigo e com toda a comunidade o 40º Aniversário do nosso Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande."























































Comentários

Mensagens populares